Para configurar Auto-Faturação, proceda da seguinte forma:
1. Aceda ao Menu Configuração Geral | Politicas de configuração | Acessos | Gestão Comercial | Auto-Faturação e dê acesso a todos os utilizadores (Inserir | Tem acesso), nos seguintes itens:
2. Efetuar a configuração do tipo de documento de Auto-Faturação para Fornecedores.
2.1 Para criar um novo tipo de documento, aceda à manutenção e tipos de documentos, e clique no ícone assinalado, e escolha o tipo de documento base “1 – Fatura”:
2.2 O tipo de documento para ser do tipo referido atrás tem de ter as seguintes propriedades configuradas:
- Código de Movimento de compras;
- Campo “Auto-faturação” tem de ter selecionado o item “Para fornecedores”, ver imagem em baixo.
3. Configurar a conta do fornecedor. Deste modo, deverá selecionar o item “Outros dados” da Manutenção de Clientes, Fornecedores e Outras Entidades, e de seguida, no separador “Outras opções” ativar um visto na flag “Auto-Faturação”, conforme imagem seguinte.
Na configuração do Tipo de Documento, exemplificou-se a criação do tipo 7 - Fatura (Auto-Faturação), e será este o documento que deverá ser utilizado.
Efetuadas as configurações descritas anteriormente, para a emissão da Auto-fatura selecione o tipo de documento na faturação e proceda da mesma forma da emissão dos restantes documentos comerciais.